JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

2024 tudo mais caro no Ceará

 


A proposta de aumento da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) no Ceará, feita pelo novo governador, o petista Elmano de Freitas, foi aprovada pelos deputados de sua base aliada na Assembleia Legislativa. 

IMPACTOS FUTUROS NO BOLSO DO CONSUMIDOR


A medida, parte de um pacote para aumentar receitas estaduais, atinge produtos e bens em geral, inclusive energia elétrica, combustíveis e transporte intermunicipal, que podem sofrer reajustes para cima.


Atualmente, os contribuintes pagam 18% de ICMS. Pela proposta, há incremento de 2 pontos percentuais e a alíquota vai a 20%. Esse aumento entra em vigor em 2024.


EMPRÉSTIMO PARA GOVERNO E NOVAS SECRETARIAS 


Os deputados também aprovaram empréstimo de R$ 900 milhões, além da criação de cargos e secretarias dentro do governo. Outra medida de impacto foi a aprovação da diminuição dos incentivos fiscais para empresas e indústrias. 


O governo do Estado justifica a proposta apontando para a desoneração promovida em 2022 pelo Governo Federal, que determinou alíquota fixa do tributo. O Estado afirma que o impacto negativo foi de aproximadamente R$ 2 bilhões. 


PORTAL SERTNEWS COM REPLICA DE INFORMAÇÕES DO DQ


#ceara #icms #imposto #elmano








0 comentários:

Postar um comentário