JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Serra da Ibiaapaba viva os indios

 UM DIA DE REFLEXÃO!


Pois é, hoje, 19 de abril, é o dia dos Povos Indígenas, antes cognominado “0 dia do Índio!”.


Da mesma forma como são discriminados os negros, também os índios sempre foram vítimas de todo tipo de agressão engendradas por grande parte de uma sociedade que, ao longo de quinhentos anos, explorou, escravizou e tentou de todas as formas reduzir as terras, a força, os costumes e a beleza da cultura afro-indígena em nossa pátria.


Neste dia, que não se chama mais “dia do índio”, título retirado de contexto, pelo efeito pejorativo como eram tratados estes seres humanos que, ao alvedrio dos poderosos, são as nossas verdadeiras raizes, nosso sangue e nossa brasilidade.


E pensar que havia, aqui, à época do descobrimento, cerca de 3,5 milhões de indígenas, população que não supera  900 mil, nos dias atuais; a gente só pensa que houve um verdadeiro genocídio no Brasil.


O “homem branco” explorador, colonizador e escravagista, português no Brasil Colônia e o brasileiro, posteriormente, sempre considerou os indígenas como seres improdutivos e selvagens. Durante séculos tentaram impor uma cultura européia totalmente distorcida do meio em que viviam, inclusive, forçando a catequização e alteração dos costumes.  


Hoje, políticas públicas são direcionadas no sentindo de garantir, em primeiro lugar, a posse e a regularização das terras indígenas, devolvendo os territórios que são herdados de seus antepassados .   


Neste dia, devemos repensar e avaliar a grande dívida que temos pelas grandes tribos indígenas e definir o verdadeiro papel que ainda temos de compensar, reparando a tamanha destruição de costumes, de modos e ritmos de nossos irmãos indígenas!


Salve os povos indígenas e ao mesmo  tempo salvem nossos índios! 


Dr Haroldo Maciel

0 comentários:

Postar um comentário