JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dicas de segurança podem evitar que idosos sofram acidentes domésticos

TERCEIRA IDADE

A dona de casa Noeme Alves, 68, percorre sua cozinha com muito cuidado, olhando para o chão e caminhando com cuidado. A cautela não a acompanha a toa. Um chão molhado causou diversos problemas à idosa, que torceu um pé e machucou um braço. Como resultado, a certeza de que teve até um pouco de sorte, pois o acidente poderia ter causado danos maiores. “Esta não foi a primeira vez que me acidentei em meio a afazeres domésticos. Já caí no quintal de casa, enquanto varria. E também queimei um braço com óleo quente. Além de várias topadas que não resultaram em queda. Eu não entendo como fiquei tão suscetível a acidentes depois que fiquei mais velha. Tenho até sorte, pois devido aos pequenos incidentes da minha rotina, já poderia ter me acontecido algo mais sério”, relata a dona de casa.

O pensamento de dona Noeme encontra fundamentação nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme as estatísticas, 75% das lesões que levam os idosos aos hospitais públicos têm sua origem dentro de casa. Em relação aos idosos, as quedas são as principais causas de acidentes domésticos. Pisos molhados, degraus, tapetes e até chinelos podem potencializar esse tipo de acidente.

De acordo com alguns especialistas, a causa desse crescimento de acidentes domésticos entre idosos está diretamente ligada a diminuição da visão, da audição, dos reflexos e da coordenação motora, fatores próprios da terceira idade. Além disso, a pele do idoso é muito mais fina e, portanto, mais suscetível, do que a de um adulto ou mesmo de uma criança, uma vez que com o tempo vai perdendo o colágeno - camada de sustentação da pele.

Prevenção
A população brasileira está envelhecendo. Segundo dados do IBGE divulgados nos últimos anos, o Brasil é um país que caminha velozmente rumo a um perfil demográfico cada vez mais idoso. Se por um lado a longevidade é algo positivo, por outro, requer atenção especial em vários aspectos. Um deles é a preocupação com os riscos de acidentes que ocorrem dentro de casa.

A adoção de medidas de segurança e modificações nos interiores dos cômodos tornam o lar um ambiente mais seguro e adaptado para os idosos, contribuindo, assim, para a prevenção de acidentes domésticos. Os acidentes mais recorrentes acontecem no banheiro. É indicado que este local da casa seja bem adaptado com barras de apoio, tanto no vaso como dentro do box, piso antiderrapante e prateleiras baixas de fácil manuseio.

Dicas de segurança
• Colocar corrimão nas escadas e utilizá-los sempre;
• Utilizar as escadas sempre com a luz acesa;
• Colocar fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus;
• Aumentar a altura dos móveis e do vaso sanitário;
• Manter os objetos e utensílios mais utilizados entre a altura dos ombros e da cintura,
• Evitar subir em banquinhos e cadeiras ou abaixar-se demais;
• Evitar o uso de chinelos e sapatos mal calçados ou soltos;
• Evitar o uso do fogão, devido ao maior risco de queimaduras;
• Evitar contato com produtos químicos como inseticidas e cloro pelo risco de intoxicação e alergias;
• Remover tapetes e proteger os cantos de mesas com utensílios apropriados de silicone;
• Manter os remédios de uso contínuo organizados em caixas e etiquetados, evitando ingestão acidental;
• Ter sempre à mão telefones de emergência

Com informações da Takeda -  www.takedabrasil.com/br

0 comentários:

Postar um comentário