JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Inspiri-se em bons exemplos

Inspiri-se em bons exemplos

Eles estão mais dispostos, mais em forma, mais felizes. As histórias de quem escolheu correr são cheias de sorrisos e satisfação e servem de convite para quem quer começar, pela corrida, a ter uma vida saudável
notícia 1 comentários
FOTOS SARA MAIA
Dona Fátima esbanja disposição. Ela corre três vezes por semana, pelo menos 7 quilômetros ao redor do Lago Jacarey ou na Beira Mar

Os sorrisos da senhora são do tipo contagiante. É tanta disposição e vitalidade que conversar com dona Fátima Maria Lopes e Silva faz qualquer um ter vontade de levantar da cadeira e começar a praticar exercícios. A dona de casa de 61 anos sempre foi “rata de academia” - conforme a própria definição. Começou a correr há mais ou menos oito anos. Viciou na prática e, “faz tempo”, diz, deixou de correr 5 quilômetros em competições. “Corro 10 quilômetros e, dependendo do percurso, chego que parece que não fiz nem uma corrida”, confidencia.

Dona Fátima corre três vezes por semana. Cada vez são, pelo menos 7 quilômetros - ou ao redor do Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários, ou na Beira Mar. Na equipe de assessoria esportiva, é a mais velha. Tornou-se exemplo. Porque não é qualquer um que encara, além das corridas de rua, corridas de aventura - subindo e descendo dunas. “Dona Fátima, quando crescer quero ser igual a senhora. A senhora é minha inspiração”, ouve dos colegas de treino.

“Eu acho que eu termino, não só na assessoria, mas para os filhos, os amigos, sendo exemplo de vida”, orgulha-se. Com a experiência, dona Fátima tem credencial para dar dicas para quem quer começar a sair pelas ruas. “O primeiro passo é você querer e começar, dar o primeiro passo que você vai trocar coisas não benéficas pela modalidade”, ensina.

Além disso, acompanhamento profissional é básico, diz a dona de casa. “É super importante correr com orientação e muito importante fazer exames pra saber como está a sua saúde”, lembra. Pelo menos uma vez no ano, dona Fátima faz uma avaliação médica.

“Eu aconselho quem está sentado no sofá, vendo televisão, que troque isso, comece caminhando depois participe de uma corrida e vai ver que delícia que é. É uma maravilha! Se Deus me der a qualidade de vida que tenho agora, eu sei que vou longe!”, comenta. E será correndo!

Emagrecimento
Foi a necessidade de mais saúde que “empurrou” Larissa Feitosa, 33, para as ruas. A administradora precisava perder peso. Optou pela prática que mais a encantava. “Gosto da corrida porque é na rua, não é repetitivo, é ao ar livre”, explica. Assim, um ano atrás, com aval dos médicos, procurou uma assessoria esportiva indicada por uma amiga, começou a correr, gostou e, com a prática e a dieta regrada, perdeu 12 quilos.

“Eu cheguei com um propósito e disse: ‘a partir de hoje, vou começar uma vida diferente’. Comecei a treinar, fazer as primeiras competições, correr 5 quilômetros, 10 quilômetros… Participei agora, no Rio de Janeiro, da minha primeira meia-maratona. Vinte e um quilômetros! E é muito gratificante. Terminei a prova, pisei na linha de chegada e comecei a chorar. Não acreditei que fosse conseguir terminar uma prova”, comemora Larissa.

Com o novo corpo e os novos hábitos alimentares, veio uma nova vida de mais disposição, mais alegria. “É preciso ter força de vontade porque você vai fraquejar, mas, na assessoria, sempre tem alguém perto que diz que você consegue, é capaz. O exercício em si faz você se revitalizar, revigorar. É muito bom”. (Mariana Lazari)

"É SUPER IMPORTANTE CORRER COM ORIENTAÇÃO E MUITO IMPORTANTE FAZER EXAMES PRA SABER COMO ESTÁ A SUA SAÚDE"

Fátima Maria Lopes e Silva

0 comentários:

Postar um comentário