JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Técnica milenar indiana tranquiliza o bebê e intensifica ligação com a mãe

BEM-ESTAR

Técnica milenar indiana tranquiliza o bebê e intensifica ligação com a mãe

O universo do bebê é complexo e exige de seus pais paciência e intimidade para compreender suas nuances. O choro da criança, por exemplo, nem sempre é causado pela cólica intestinal. Aspectos emocionais – como estresse, horário biológico desregulado ou genética – também podem influenciar no nervosismo das crianças. A Shantala, uma técnica indiana de massagens, aproxima mãe e filho, no mesmo tempo em que estimula o padrão respiratório. Ela também contribui para o funcionamento correto do sistema gastrointestinal e endócrino.

A Shantala, que é um método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê, é uma arte de dar e receber amor. O livro Shantala, do obstetra francês Dr. Frederick Leboyer, ajudou a divulgar a técnica. O médico, encantado com a intimidade criada entre sua mulher e filho, homenageou a obra com o nome de sua esposa.

A massagem indiana, no entanto, é terapia milenar. O objetivo é ampliar os momentos de contato com o seu filho e fortalecer o vínculo entre ele e a mãe. Nesta perspectiva, o mais importante é o elo entre os dois. Cada bebê é um indivíduo e o seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados.

“Sem dúvida, trata-se de um fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e o bebê. A terapia consiste na resposta ao toque, ou seja: é uma forma de se comunicar diretamente com o bebê’’, conta Pedro Vasco, diretor-executivo e massoterapeuta na SPA & Cia. Além disso, recomenda-se que a mãe esteja relaxada quando estiver à frente do procedimento. “Há uma grande diferença entre cólica e estresse. A cólica ocorre desencadeada pela imaturidade do sistema digestivo do bebê; já o estresse pode ser genético ou, ainda, provocado por fatores externos que incomodam o neném’’, explica o massoterapeuta.

Estudos
Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa do Toque, da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami (EUA), comprovaram que esta técnica deixa a criança menos chorosa, até na hora de trocar as fraldas e tomar banho, por exemplo. A Shantala é dividida em quatro momentos: energização, massagem, exercícios finais e banho de relaxamento. “Ela deve ser aplicada respeitando a sequência: peito, braço, mão, abdômen, perna, pé, costas e face’’, sinaliza Pedro Vasco.

Desta forma, as mães precisam estar atentas ao óleo que será usado na massagem. Vasco sugere que os óleos sejam vegetais – extraído das plantas – para que também hidratem o corpo da criança. Vale lembrar que o bebê não pode estar com fome ou de estômago cheio. O ideal é que a Shantala seja feita antes do banho. Segundo ele, “os papais e mamães devem aguardar o filho completar um mês de vida para aderir à técnica. Antes disso, não é aconselhável’’.

Passos importantes
  • Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com óleo vegetal puro.
  • Se o dia estiver frio, aqueça o óleo levemente em banho-maria ou deixe próximo ao aquecedor.
  • Deslize toda a mão pela pele do bebê.
  • O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minuto

0 comentários:

Postar um comentário