JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sábado, 7 de dezembro de 2013

Maracujá, o fruto da paixão


Maracujá, o fruto da paixão
Em italiano, em inglês e francês o maracujá tem seu nome ligado a paixão e não é por acaso. No Brasil, o nome do fruto provém da língua indígena e significa alimento em formato de cuia, mas a paixão brasileira pelo maracujá, presente em muitas receitas tropicais, não fica atrás. Isto porque o fruto tem mais propriedades benéficas do que se pode imaginar.
Conhecido pelo seu poder tranquilizante, a ingestão do maracujá proporciona sensação de bem estar e funciona como um calmante natural no organismo.

Porque atua no sistema nervoso central

Para combater os distúrbios do sono, ansiedade e depressão tome suco de maracujá. As substâncias alcaloides e flavonoides do maracujá atuam no sistema nervoso central e proporcionam uma sensação enorme de bem estar. Mas nem só da polpa vive o maracujá, porque o fruto pode ser aproveitado por inteiro: casca e folhas também são benéficas à saúde. A casca pode ser utilizada na diminuição da gordura do organismo.

A casca no combate a obesidade

A casca do maracujá é rica em pectina que é uma fibra capaz de enviar gorduras para fora do organismo, ou seja, favorece o emagrecimento do corpo humano. A casca do maracujá, em forma de farinha, pode ser misturada a iogurtes e sucos. Mas, o poderoso maracujá não para por aí, porque proporciona a diminuição da glicose presente no sangue e na urina. Esta é mais uma propriedade do fruto, que atua a favor da saúde humana ao combater a diabete.

Maracujá X Diabete

A diabete, uma doença metabólica, é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. A diabete causa insuficiência renal, problemas na visão, ataque cardíaco e má cicatrização. A casca do maracujá diminui os índices de glicose no organismo porque funciona como apoio à produção de insulina para o diabético.

A beleza presente nas sementes do maracujá

A indústria da beleza utiliza o maracujá em suas fórmulas porque o fruto possui nas sementes um óleo com grande quantidade de ácido graxo. As sementes são trituradas e incluídas em fórmulas de produtos de beleza com bastante sucesso e eficácia devido às ações emolientes e antioxidantes do maracujá. As sementes do maracujá são como uma joia para a indústria de cosméticos, assim como as folhas são largamente utilizadas pela indústria farmacêutica, por sua imensa propriedade medicinal.

Nas folhas, o segredo da tranquilidade

Atenção, talvez você não saiba, mas é justamente nas folhas do maracujá que se encontra o seu maior poder tranquilizante. Entretanto, você não deve fazer chá caseiro de suas folhas, somente laboratórios especializados devem produzir medicamentos utilizando as folhas do fruto. Isto porque as folhas do maracujá possuem algumas substâncias tóxicas que em casa você não consegue retirar.
Imagem oferecida por  Marcelo Cyrino

0 comentários:

Postar um comentário