JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Padre com 79 anos da Diocese de Sobral usa as redes sociais para evangelizar

Padre Saraiva passa quase 24 horas por dia conectado. Ele mantém conta no Facebook, tem blogs e posta vídeos no YouTube diariamente
Utilizar as redes sociais como meio de evangelizar os paroquianos de Morrinhos e os católicos do mundo inteiro. Este é a principal proposta do do cônego José Alves Saraiva., 79 anos Padre Saraiva, como é mais conhecido, utiliza-se das redes sociais para falar de Deus. Ele alia a experiência de vida às novas tecnologias para catequizar.
A principal ferramenta é o Facebook, onde tem mais de três mil amigos. O padre passa quase 24 horas por dia online, postando mensagens, compartilhando fotos e respondendo aos comentários. É tanta gente, que mesmo conectado prefere ficar “oculto”. “Eu posto mensagens e o resumo do Evangelho do dia desde 2009, antes mesmo do papa Francisco solicitar que os padres utilizassem a Internet como meio evangelizador. Se eu não ficar oculto, vou ficar conversando, e assim, não vou conseguir postar as mensagens e muito menos os vídeos no YouTube”, explica.
A evangelização também se dá através do blogs formandoparaavida.blogspot.com.br, com quase 800 visitas diárias e o semprevirgemmaededeus.spaceblog.com.br, com mais de 20 mil visualizações. Já o Twitter, devido aos poucos caracteres disponíveis, nunca trouxe interesse ao cônego.
A ideia de se comunicar pela Internet surgiu da necessidade de dar prosseguimento às atividades evangelizadoras, realizadas no dia a dia, já que há oito anos ele pediu à autoridade diocesana que aceitasse a sua renúncia ao cargo por causa da idade, “Certa vez, vi uma pessoa ‘mexendo’ no computador e quis saber como aquilo funcionava. Então, comprei um computador, chamei alguém pra me ensinar e desde então tenho aprendido mais e mais”, diz. Para continuar celebrando missas, ele construiu uma capelinha em sua residência, dedicando-a à Sempre Virgem Mãe de Deus, onde celebra, diariamente.
A fama do “Padre do Facebook” já se espalhou por todo canto. O bispo de Sobral, dom Odeli Magri, chama as atividades do cônego de “Paróquia Virtual do padre Saraiva”. A escritora Maria José Saraiva de Andrade Gomes é uma das amigas virtuais. Natural de Quixeramobim, Sertão Central do Ceará, mora no Rio de Janeiro há 58 anos. Em entrevista, via Facebook, ela afirma que tem uma imensa vontade de conhecer, de perto, o padre que conheceu virtualmente através de uma amiga em comum. “Ele é uma pessoa muito especial e querida. Tenho planos de ir ao Ceará próximo ano para conhecê-lo, se Deus quiser”. 
O Povo
Caderno: CEARA

0 comentários:

Postar um comentário