JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 8 de maio de 2014

INSEGURANÇA: Grupo é assaltado em frente à Polícia Federal



 08 de maio de 2014

As vítimas do assalto aguardavam para entrar no prédio e resolver problemas sobre passaportes

assalto em frente a pf
Segundo testemunhas, os assaltantes chegaram em uma moto, renderam as vítimas e fugiram levando dinheiro e celulares. A PF disse estar tomando providências sobre o caso, e a PM afirmou que o bairro tem policiamento
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Um grupo de pessoas, que esperava para entrar na sede da Polícia Federal da Rua Paula Rodrigues, no Bairro de Fátima, foi assaltado na calçada em frente ao prédio. O caso ocorreu no último dia 30, mas não havia sido divulgado. A reportagem recebeu a informação sobre a ação criminosa em frente à PF por meio de um policial federal, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, o fato aconteceu no começo da manhã, quando o prédio, onde é feito o atendimento para as pessoas que necessitam retirar passaportes, ainda estava fechado.
A equipe esteve no local e conversou com testemunhas e servidores. Conforme um guardador de carros (identidade preservada), que disse estar na sede da PF todos os dias, é comum as pessoas que vão agendar uma data para dar entrada em seus passaportes chegarem muito cedo e acabem esperando na calçada até que o atendimento comece.
"Eles estavam aqui em frente, quando dois homens chegaram em uma moto. Um deles desceu e disse que era um assalto. Levaram R$ 100 reais que uma das pessoas tinha, e alguns celulares, mas só os modernos. Uma mulher entregou o dela, mas o ladrão disse que não ia levar porque era feio. Depois subiu na moto, tranquilamente, e foi embora". A testemunha não soube dizer quantas pessoas foram abordadas pelos criminosos, mas o policial federal ouvido pela reportagem disse que, no momento dos assaltos, de seis a sete pessoas estavam no local.
O policial disse ainda que foram obtidas imagens de câmeras de vigilância que registraram o momento da sequência de roubos. A reportagem visitou lojas situadas próximas ao prédio da PF, mas os proprietários disseram não possuir esse vídeo. Por meio de uma nota, a PF lamentou o fato e disse estar tomando providências. A Instituição não especificou o que estava fazendo a respeito. "A Polícia Federal lamenta o assalto na última quarta-feira, dia 30 de abril de 2014, às 6:30h. Em face do ocorrido, a PF/CE vem tomando novas medidas de segurança a fim de garantir a segurança para todos os usuários que buscam o serviço da Instituição", diz o documento.
Um vendedor de lanches, que também costuma estar no local, disse que é comum assaltos naquela rua. "Quase todos os dias chega alguém aqui dizendo que foi assaltado. Muitas dessas pessoas estão se dirigindo para a Polícia Federal. Dia desses, uma moça de outro País, que não falava bem português, chegou aqui desesperada porque roubaram a mochila dela com os documentos que ela ia apresentar aos policiais". Um servidor da Instituição, que não quis se identificar, disse que o local tem vigilância terceirizada 24 horas e explicou o porquê de não poderem ajudar.
Atribuições
"O vigilante só pode agir no local privado, em que ele foi contratado para atuar. No nosso caso, somos a Polícia que protege os bens da União. Claro que podemos ajudar e dar apoio nas ações de combate a esse tipo de crime, mas nossas atribuições aqui são outras". Segundo o servidor, o que acontece nos arredores do prédio é de competência do patrulhamento da Polícia Militar e deve ser investigado pela Polícia Civil. "Esta é uma rua como qualquer outra da Cidade. O que acontece nas calçadas deve ser reportado à PM, para que ela desempenhe seu trabalho ostensivo em busca dos culpados e prenda-os", disse.
O tenente-coronel Sávio Bezerra, comandante do 8º BPM, disse que o local é patrulhado por viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). "Trabalhamos com abordagens a pessoas suspeitas trafegando em motos e bicicletas, e isso tem dado resultado", destacou Bezerra.
O oficial ressaltou que o "bairro é tranquilo" e que o número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que são os roubos com violência, no Bairro de Fátima, tiveram uma redução de 70% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado. Bezerra orientou que as pessoas registrem Boletim de Ocorrência para que as ações do policiamento ostensivo possam ser direcionadas, de acordo com as áreas com maior demanda.
O titular do 4º DP (Pio XII), José Munguba Neto, disse que não tomou conhecimento de nenhum registro de Boletim de Ocorrência (B.O) sobre esse caso. "A demanda (de B.Os) é grande, mas se um caso desse fosse registrado, seria informado".
Márcia Feitosa
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário