JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cid Gomes se esquiva ao falar sobre Segurança Pública

01/09/2014 11h19 (editada em 01/09/2014 13h39)
AVALIAÇÃO DE GESTÃO                                                                                                                                                          
Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br postado por junior ximenes em 1/9/2014
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
O governador Cid Gomes (PROS) falou, na manhã de hoje (01),na rádio Verdes Mares, sobre os pontos altos e baixos que marcaram seus oitoanos à frente do Estado. Cid não poupou adjetivos ao comentar sobre Saúde eEducação em sua gestão, mas se esquivou bastante quando o assunto foi SegurançaPública.

À vontade no estúdio, o governador contou histórias paraexemplificar cada passo do atendimento de saúde no Estado. Falou sobre acriação de unidades de atendimento no interior e na Capital, mas não comentou emuito menos foi indagado sobre a falta de médicos em muitos desses hospitais.As filas de espera por atendimento também não fizeram parte das declarações dogovernador durante a entrevista.

Em relação á Educação, o governador ressaltou os resultadosobtidos através do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que alcançou oíndice de 81,6% de crianças alfabetizadas no final do 2º ano do EnsinoFundamental. Em 2007, quando o programa começou, o índice era de 39,8%. Osucesso do programa chamou atenção do Governo Federal, que o adotou comoreferência para o País.

Escassez de água

Diante do atual quadro de escassez de água no Ceará, CidGomes destacou a construção de adutoras “em tempo recorde” e cisternas parasolucionar, ao menos por agora, os problemas de falta d’água.

Segundo  CidGomes,  o interior do Estado aindaprecisa de mais atenção, mas a Capital “está garantida”.  "Fortaleza está segura até 2030. Aqui,na região metropolitana, em matéria de provimento de água, está seguro até2030, o que São Paulo não tem", garantiu o governador.

Segurança

Quando o assunto foi segurança pública, Cid explicou que oaumento nos índices de violências são motivos por diversos fatores, além de seruma responsabilidade tanto estadual como municipal. O governador citou, comocausas do grande número de homicídios e assaltos no Estado, problemassocioeconômicos e o que definiu como “natureza humana”.

Em relação à segurança, Cid dividiu a responsabilidade comconflitos no trânsito, desentendimentos banais, falta de iluminação pública,problemas na educação primária e opções de lazer que afastem os jovens dasdrogas. 

"O Poder Judiciário tem Primeira, Segunda, Terceira e,às vezes, quarta Instância. Então os processos, às vezes duram, 10 anos, 20anos, acaba prescrevendo e a pessoa não tem sua punição", afirmou ogovernador, anunciando mais um responsável, que não o seu governo, paraexplicar os problemas de sua gestão com a segurança pública.

Em sua defesa, Cid destacou a criação de novas unidades depoliciamento e os investimentos no serviço de inteligência da polícia cearense.No primeiro semestre de 2014, foram registrados 2.367 homicídios no Ceará, deacordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS). No mesmo período do ano passado, foram 2.124, apontando um aumento de11,4%.

No começo deste ano, foi lançado o programa Em Defesa daVida, que dividiu o Estado em 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS), prevendoremuneração financeira para os policiais que conseguirem reduzir o número deassaltos e homicídios em cada área. Das 18, seis áreas atingiram a meta deredução de 6% no segundo trimestre de 2014.

fonte ceará news 7

0 comentários:

Postar um comentário