JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Com a palavra:Leônidas Cristino homenagem aos médicos

Discurso feito, hoje, na Câmara Federal: O papel dos profissionais de enfermagem na saúde é de grande relevância para a população.

O papel dos profissionais de enfermagem nas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) é de grande relevância para a população. No Brasil, estão implantadas mais de 41 mil equipes do PSF, compostas por profissionais com atuação diretamente ligada à comunidade. Os enfermeiros do PSF conhecem as pessoas pelo nome, estão juntos do povo.

O enfermeiro dá sustentação e atua na linha de frente dos programas do Ministério da Saúde e em outras áreas da saúde pública e privada. Em números aproximados, o País tem hoje 478 mil enfermeiros de nível superior, além de mais de um milhão e meio de técnicos e auxiliares de enfermagem.

As ações executadas por profissionais de enfermagem nos serviços de Atenção Básica à saúde estão respaldadas em legislação consolidada. O enfermeiro tem suas práticas legitimadas pela legislação do exercício profissional e pelos protocolos da atenção básica que norteiam as ações dos profissionais que integram o SUS.

Desde o dia 28 de setembro uma liminar suspendeu parcialmente a portaria 2.488/2011 do Ministério da Saúde e proíbe os profissionais de Enfermagem de requerer exames. A ação foi movida contra a União Federal pelo Conselho Federal de Medicina.

Em várias cidades, inclusive na minha Sobral, no Ceará, enfermeiros, estudantes e suas entidades representativas têm se mobilizado e realizado manifestações contra a decisão liminar. Dada a forte e tradicional presença do profissional de enfermagem, a importância e a larga cobertura populacional dos serviços públicos de Atenção Básica e a dificuldade de se conseguir consultas e atendimento médicos em muitas localidades, o movimento ganha a simpatia da população.

Confiamos e esperamos um julgamento rápido do mérito na instância judicial. A promoção e proteção da saúde deve ser colocada acima de quaisquer disputas corporativas. Enquanto isso é dever de todos observar e cumprir as leis, zelar pelo bom funcionamento do SUS e a qualidade dos serviços de saúde, preservar as ações da Atenção Básica no âmbito individual e coletivo, fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, garantir o atendimento pleno e os direitos da população que busca e necessita dos programas de saúde pública.

Muito obrigado!
Deputado Leônidas Cristino (PDT-CE

Postado por Júnior Ximenes Quarta feira 18 de Outubro de 2017 as 21:13 Hs

0 comentários:

Postar um comentário