JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

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terça-feira, 17 de setembro de 2013

Agência Pública aposta em jornalismo independente via financiamento coletivo

COMUNICAÇÃO

Desde o dia 8 de agosto, a Agência Pública está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para a realização do projeto Reportagem Pública. É o primeiro crowdfunding realizado pela Pública e o objetivo do projeto é arrecadar fundos para a concessão de bolsas a jornalistas para execução de diversas reportagens investigativas, relacionadas à assuntos de interesse público. As doações podem ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site http://catarse.me/pt/reportagempublica. Faltam apenas cinco dias para financiar e viabilizar o Reportagem Pública. Os interessados podem doar entre R$20,00 a R$ 2.000,00.

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Fundada em 2011, todas as suas reportagens são livremente reproduzidas por diversos veículos sob a licença creative commons. Atualmente, a Agência conta com mais de 50 republicadores no Brasil e no exterior. Sua missão é produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos. A Agência tem três eixos investigativos principais: os preparativos para a Copa do Mundo de 2014; megainvestimentos na Amazônia; e a ditadura militar.

Além de produzir, a Pública atua para promover o jornalismo investigativo independente, através de programas de mentorias para jovens jornalistas e bolsas de reportagem. “Para nós, o jornalismo não está em crise – está em renovação. A Pública acredita na reportagem. E no repórter”, diz Natalia Viana, codiretora da Agência Pública.

Crowdfunding
Além de doar a sua “vaquinha”, cada doador poderá votar nas reportagens que gostaria de ver apuradas. Aqueles que doarem poderão votar nas reportagens a partir do dia 7 de outubro, pelo site demo http://www.apublica.org/Reportagem-Publica/. Quem acessar o site poderá interagir com a pauta, seja através de comentários com sugestões ou pelo compartilhamento em redes sociais. A ideia do site demo é mostrar ao repórter como a sua pauta ficará disposta e apresentar ao público uma prévia do hotsite especial do Reportagem Pública, que entrará no ar em sua versão definitiva no início de outubro.

Inspirado nos concursos Microbolsas que distribuíram R$ 32 mil em 2012 e 2013 para diversos repórteres, o Reportagem Pública vai oferecer dez bolsas de R$ 6 mil reais para os projetos de investigação eleitos pelo público, e pretende arrecadar R$ 47.500,00 através de doação pelo Catarse – o restante será obtido através de um match funding com a Fundação Omidyar que vai doar um real para cada real arrecadado  via crowdfunding.

Todos os que doarem para o projeto terão direito a votar nas pautas inscritas pelos repórteres, que serão publicadas em um site próprio ao final da arrecadação. “O maior ganho do projeto de crowdfunding é a possibilidade de realizar dez reportagens autorais e de fôlego sobre temas publicamente relevantes, com a seleção de pautas feita pelo público, e não apenas pelo nosso conselho editorial, como no projeto Microbolsas”, explica Marina Amaral, uma das diretoras da Pública.

Sobre as pautas
As pautas eleitas pelo público serão realizadas com curadoria da Pública, como no concurso Microbolsas, da apuração à edição final, a cargo da agência e a ONG Artigo 19 dará consultoria legal para os repórteres. Depois, serão publicadas no site e oferecidas à rede de republicadores, sempre no sistema Creative Commons, adotado pela Pública desde sua fundação, em 2011.

Até agora a campanha já conseguiu arrecadar mais de R$ 25 mil, com mais de 340 apoiadores - entre eles os jornalistas Eliane Brum, Vanessa Bárbara, João Brant, Carlos Azevedo e Tatiana Farah.  Os jornalistas Paulo Markum, Audálio Dantas e Leonardo Sakamoto expressaram seu apoio doando livros para serem ofertados como "recompensa" para os doadores.  

Os repórteres interessados em inscrever pautas no Reportagem Pública devem preencher um formulário. Todas as propostas serão pré-selecionadas pela equipe da Pública com base na viabilidade e relevância dos projetos e em seguida apresentadas para a votação do público. Todos os que participarem do crowdfunding terão direito a voto. Como é praxe nos projetos do Catarse, outras recompensas são oferecidas conforme o valor da doação – livros de jornalistas, e-book com todas as reportagens do projeto, e até um workshop sobre jornalismo em rede.

Conheça o projeto: http://catarse.me/pt/reportagempublica

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