JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Exemplo pioneiro que oferece Alagoas: Secretaria de Estado para promover a Paz

CULTURA DE PAZ

Em todo o Brasil, iniciativas para promover a Cultura de Paz no lugar da Cultura da Violência existem. Mas, em Alagoas, o Governo do Estado assumiu o desafio de institucionalizar políticas públicas de promoção da paz e foi além: criou a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), em 2009. Dentre os vários projetos, a entidade, que tem à frente o Secretário Jardel Aderico, também está atenta à questão do papel da Comunicação nesse processo e articula um seminário para jornalistas e demais comunicadores a ser realizado neste semestre. A Agência da Boa Notícia é uma das instituições contatadas para o evento.
 
Enquanto a programação do Seminário é elaborada, vale divulgar para reforçar o exemplo pioneiro de Alagoas que já chamou a atenção de outros estados brasileiros e motivou o Governo de Rondônia a criar secretaria nos mesmos moldes, em 2011. Adalberon Sá Júnior, Superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz de Alagoas, enviou por e-mail edição especial do Diário Oficial dedicada à Secretaria, com informações sobre os projetos e entrevista do Secretário Jardel Aderico.
 
“A intenção do Governo de Alagoas foi combater a violência não apenas com repressão policial e ações de justiça, havia a necessidade de envolver a sociedade com atitudes de paz e prevenção social à criminalidade e à violência”, explicou o Secretário sobre a iniciativa do   governador Teotônio Vilela Filho  em criar a Sepaz. Embora prevenir a violência e promover a paz estejam nas ações das várias secretarias – Saúde, Educação, Defesa Social – o Secretário explica que “o desafio foi organizar essas ações com um caráter estratégico”, numa secretaria específica.
 
Na formulação das estratégias da pasta, o Secretário revela que um dos pontos foi enfrentar a relação drogas e violência, uma vez que as estatísticas na época em que a Sepaz foi criada indicavam que “85% das ações criminosas tinham como ambiente o tráfico e o consumo de drogas”. Para prevenir a criminalidade e afastar o dependente químico desse ambiente foi criado o projeto Acolhe Alagoas, por onde passaram mais de dez mil pessoas pelo Centro de Triagem. Entre os que foram acompanhados pelas Comunidades Acolhedoras e outros serviços do estado, os dados dão conta que, de 100 jovens assistidos nessas comunidades por um período de seis meses, apenas quatro voltaram a se envolver com a criminalidade. O modelo serviu para o Estado do Espírito Santo criar a Rede Abraço.
 
Educação emocional e desarmamento
 
Outro eixo da Sepaz são ações na linha da educação emocional nas escolas. Crianças dos seis anos de idade até os 12 anos aprendem a lidar com as próprias emoções e enfrentar as provocações e conflitos sem apelar para a violência seja física ou verbal. Quem lida com os alunos necessita de capacitação em Cultura de Paz. Um exemplo de atividade nessa área foi o recente Seminário Internacional de Educação Emocional e Social, ministrado pelo professor espanhol Rafael Bisquerra, da Universidade de Barcelona.
 
O evento, ocorrido no último dia 6, numa promoção da Sepaz e da Inteligência Relacional, teve a participação de professores, diretores e coordenadores da rede pública de ensino de Maceió, mobilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na sociedade em geral, universitários e outras pessoas com liderança em suas comunidades também recebem capacitação para atuar como Agentes da Paz.
 
Outro ponto de destaque da Sepaz diz respeito à Campanha Nacional do Desarmamento, do Ministério da Justiça. Além dos tradicionais pontos fixos em delegacias, batalhões e quartéis, o Governo de Alagoas, por meio da Sepaz, conta com o Ônibus do Desarmamento, que circula pela capital e interior facilitando a entrega voluntária de armas de fogo pelos cidadãos. Em maio, a ideia foi posta em prática no estado de Pernambuco, com a Van do Desarmamento, enviada a cidades sem postos fixos da campanha. 
 

0 comentários:

Postar um comentário